.:: Acessibilidade
Confira a previsão do tempo

Meio ambiente

Assine nosso Feed
Acompanhe nosso blog
Siga o Tainha no Twitter
>> Inicio >> Agua viva >> Meio ambiente >> Mares Ameaçados

Mares Ameaçados

Tainhanarede

Foto Fr Antunes/Creative Commons
Foto Fr Antunes/Creative Commons
Oceanos estão mais ameaçados do que se imaginava, advertem cientistas

Cientistas marinhos alertaram, na semana passada, que nossos oceanos estão declinando mais rápido do que se pensava: estão cada vez mais quentes e ácidos, e perdendo oxigênio em uma taxa alarmante.

“Estamos expondo organismos a uma pressão evolucionária intolerável,” disseram no estudo científico do Programa Internacional Estado do Oceano (IPSO, em inglês) e da União Internacional de Conservação da Natureza. “A próxima extinção em massa pode já ter começado”.

O relatório destaca uma acidificação sem precedente dos oceanos, com a queima contínua de petróleo e carvão e a emissão de CO2 – quase um terço da qual é absorvida pelo mar.

A taxa atual de liberação de CO2, em torno de 35 gigatoneladas por ano, é pelo menos dez vezes mais rápida do que aquela que precedeu a última extinção importante de espécies da Terra, há 55 milhões de anos.

O nível de acidificação dos oceanos não tem paralelo em, pelo menos, 300 milhões de anos, afirma o trabalho, publicado no Marine Pollution Bulletin.

O novo relatório diz que a temperatura oceânica média subiu 0,6ºC nos últimos 100 anos. Mais aquecimento provavelmente vai fazer desaparecer o gelo de verão do mar Ártico, acelerar a depleção de oxigênio e a liberação de metano, armazenado no fundo do oceano.

O estudo também advertiu sobre uma rápida queda do oxigênio dissolvido na água do mar – com previsão de um declínio de 1 a 7%, causado pelos efeitos do aquecimento global e o despejo no oceano de fertilizantes agrícolas e esgoto.

“É a ocorrência simultânea do ‘trio mortal’ de acidificação, aquecimento e falta de oxigênio que afeta seriamente a produtividade e a eficiência do oceano,” destaca o sumário do trabalho.

Dois toques

pesca-liberada

Pesca liberada

Pescadores são liberados a começar ...
Mergulhe fundo...
a-vez-do-berbigao

BERBIGÃO

HORA E VEZ DO BERBIGÃOpor Fernanda ...
Mergulhe fundo...
ostras-e-mariscos

Ostras e mariscos

Por presença de toxina, governo ...
Mergulhe fundo...
em-laguna

Em Laguna

Hoje, dia 07/08/14 ás 7h e 16m, ...
Mergulhe fundo...

Tem a ver...

Foto do Arquivo - Tainha na Rede

Tubarão Tigre

O tubarão tigre é ...
Mergulhe fundo...
Foto Fernando Alexandre

MAIS UM ANO SEM TAINHAS!

 Safra da tainha chega ao ...
Mergulhe fundo...
Foto Fernando Alexandre

Vai começar a pesca!

Com as baixas temperaturas previstas ...
Mergulhe fundo...
Esta obra tem apoio da FUNARTE - Fundação Nacional de Artes