.:: Acessibilidade
Confira a previsão do tempo

Assine nosso Feed
Acompanhe nosso blog
Siga o Tainha no Twitter
>> Inicio >> Lendas mitos >> Holandês Voador

Holandês Voador

Tainhanarede

Imagem despescada na rede
Imagem despescada na rede
O lendário navio-fantasma "Holandês Voador", também conhecido por "Neerlandês Voador",  supostamente vagará pelos mares até o fim dos tempos!
Pelo menos é o que reza a lenda deste que é um dos maiores mitos do mar.
Eis algumas versões sobre essa lenda:
 
*Em antigos documentos, há o registro de  um navio real que zarpou de Amsterdã em 1680 e foi alcançado por uma tormenta no Cabo da Boa Esperança. Como o capitão insistiu em dobrar o cabo, foi condenado a vagar para sempre pelos mares, atraindo outros navios e, por fim, causando sua destruição. 

*Um certo capitão de  um navio , ao atravessar uma tempestade, foi visitado por Nossa Senhora que atendia às preces dos marinheiros desesperados. Culpando-a pelo infortúnio, atacou a imagem ou praguejou contra ela, atraindo para si a maldição de continuar vagando pelos sete mares até o fim dos tempos.

*  O Capitão Bernard Fokke  teria insistido, a despeito dos protestos de sua tripulação, em atravessar o conhecido Estreito de Magalhães, na região do Cabo Horn, o ponto extremo sul do continente. A região, desde sua primeira travessia, realizada pela navegador português Fernão de Magalhães, é famosa pelo  clima instável e pelas geleiras, que  tornam a navegação no local extremamente perigosa. Ainda assim, Fokke conduziu seu navio pelo estreito, com suas funestas consequências.  Ele  teria escapado com vida, ao que parece, fazendo um pacto com o Diabo, através  de uma aposta em que utilizou  dados viciados para vencer. Desde então, o navio e seu capitão teriam sido amaldiçoados, condenados a navegar perpetuamente e causar o naufrágio de outras embarcações que porventura o avistassem.

* Nos trópicos equatoriais existem lendas que surgiram no século XVIII sobre Davy Jones ser o capitão do Holândes voador. Ele seria o  amaldiçoado  e teria sido condenado ,
pela  ninfa Calypsa, a  vagar para sempre no mar,  podendo  desembarcar em terra  a  cada 10 anos, por um dia apenas.
Essa é  a história  relatada no filme Piratas do Caribe.
 
 RELATOS
 
 Vários relatos sobre este navio foram considerados miragens, apesar da grande variedade de detalhes descritos pelas testemunhas. Alguns deles:
 

 * Durante a segunda guerra mundial, o contra-almirante nazista Karl Donitz, oficial de alto escalão do exército alemão, reportou a Hitler que uma das suas tripulações mais rebeldes comunicou que não iria participar de uma viagem a Suez pois havia visto o Holandês Voador.

* No ano de 1939, 100 nadadores que descansavam na Baía Falsa, na África do Sul, disseram ter avistado o Holandês Voador.

* O na época futuro rei da Inglaterra Jorge V e sua tripulação de 12 homens estavam navegando  ao redor da Austrália no  HMS Inconstant, quando avistaram o navio-fantasma. Isto foi em 11 de Julho de 1881 .

*O navio foi visto pela última vez em 1632 no Triângulo das Bermudas comandado pelo seu capitão fantasma Amos Dutchman. O marujo disse que o capitão tinha rosto de peixe e corpo de homem, assim como seus tripulantes. Logo após contar esse relato, o navegador morreu. Uns dizem que foi para o reino dos mortos; outros, que hoje navega com Dutchman no Holandês.
 
 CINEMA, LITERATURA E CULTURA POPULAR

A lenda do Navio Fantasma inspirou muitos mestres da  arte no decorrer dos séculos.
O compositor alemão Richard Wagner, criou uma ópera em sua homenagem. No cinema foi perpetuada no longa metragem Piratas do Caribe
No mangá One Piece,  o Holandês Voador aparece sob o comando de Van Der Dekken.
No seriado O Elo Perdido há um episódio sobre o Holandes Voador. No jogo Age of empires existe um código no qual se digita "Flying dutchman" e um navio fantasma surge do centro da cidade, que pode andar no chão.
E até no popular desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada, há um personagem que imita, em sentido figurado, o navio.

Dois toques

pesca-liberada

Pesca liberada

Pescadores são liberados a começar ...
Mergulhe fundo...
a-vez-do-berbigao

BERBIGÃO

HORA E VEZ DO BERBIGÃOpor Fernanda ...
Mergulhe fundo...
ostras-e-mariscos

Ostras e mariscos

Por presença de toxina, governo ...
Mergulhe fundo...
em-laguna

Em Laguna

Hoje, dia 07/08/14 ás 7h e 16m, ...
Mergulhe fundo...

Tem a ver...

Baleia do Ártico

A baleia de chifres


O narval é um cetáceo ...
Mergulhe fundo...
Foto Nathional Geographic

IMENSA SOLIDÃO

A Baleia Mais Solitária ...
Mergulhe fundo...
Ilda Martinha Vieira, a tia Ilda

Benzendo as Redes

Ilda Martinha Vieira, a tia Ilda ...
Mergulhe fundo...
Foto do Arquivo - Tainha na Rede

Madagascar II

Este facinante documentário ...
Mergulhe fundo...
Esta obra tem apoio da FUNARTE - Fundação Nacional de Artes