.:: Acessibilidade
Confira a previsão do tempo

Assine nosso Feed
Acompanhe nosso blog
Siga o Tainha no Twitter
>> Inicio >> Lendas mitos >> O Titã Oceanus

O Titã Oceanus

Tainha na rede

Mosaico Romano de Oceanus, sec. III DC.
Mosaico Romano de Oceanus, sec. III DC.
Na mitologia grega, Oceano era o imenso rio que rodearia a Terra, personificado pelo titã de mesmo nome, filho de Urano (Céu) e Gaia (Terra). Tinha o corpo formado por um torso de omem, garras de caranguejo, chifres na cabeça e grande barba, terminando em cauda de serpente.

Alguns estudiosos consideram que Oceano representava originalmente todas as massas de água salgada, incluindo o Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, as duas maiores massas conhecidas pelos antigos gregos.Contudo, com a evolução dos conhecimentos geográficos, Oceano passou a representar apenas as águas desconhecidas do Atlântico (também chamado de "Mar Oceano"), enquando Poseidon (Netuno) reinava no Mediterrâneo.

Da união entre Oceano e sua irmã Tétis, foram originadas as ninfas dos mares ou Oceânidas, entre elas Anfitrite, mãe de Tritão, as Nereidas, os rios, além de todos os seres marinhos, que participavam das aventuras dos deuses, como os golfinhos.
Os Titãs e Titânides, foram deuses que enfrentaram Zeus (Jupiter) e os deus olímpicos na sua ascenção ao poder.
Oceano, tal como Prometeu e Têmis, não se juntou aos seus outros irmãos titãs nesta guerra e também recusou se aliar com Cronos (Saturno) para combater seu pai Urano. Por isto era considerado cortês e profundamente sábio, pois sendo o senhor do "Rio Universal", não necessitava subir ao Olimpo para conhecer os desígnios de Júpiter.

Vendo o futuro nefasto dos outros Titãs, aconselhou sua filha Estige a ficar a servir Júpiter, deste modo ela foi honrada. Suas inúmeras filhas são personificações da sabedoria e das leis que dominam o cosmos: Métis, o conhecimento; Tiké, a fortuna; e Plutó, a riqueza. As Néfeles, outras filhas suas, eram ninfas deusas das nuvens. Por isto os gregos apelidaram as nuvens de "Jardins de Oceano", pois consideravam que nasciam no horizonte ilimitado, a morada do deus.

Dois toques

pesca-liberada

Pesca liberada

Pescadores são liberados a começar ...
Mergulhe fundo...
a-vez-do-berbigao

BERBIGÃO

HORA E VEZ DO BERBIGÃOpor Fernanda ...
Mergulhe fundo...
ostras-e-mariscos

Ostras e mariscos

Por presença de toxina, governo ...
Mergulhe fundo...
em-laguna

Em Laguna

Hoje, dia 07/08/14 ás 7h e 16m, ...
Mergulhe fundo...

Tem a ver...

Foto do Arquivo - Tainha na Rede

FUNERAL VIKING

Arqueólogos britânicos ...
Mergulhe fundo...
Foto do Arquivo - Tainha na Rede

kahunas

Kahunas – Como eram conhecidos ...
Mergulhe fundo...
Esta obra tem apoio da FUNARTE - Fundação Nacional de Artes