.:: Acessibilidade
Confira a previsão do tempo

Navegantes

Assine nosso Feed
Acompanhe nosso blog
Siga o Tainha no Twitter
>> Inicio >> Navegadores >> Navegantes >> VIAGEM AO FRIO

VIAGEM AO FRIO

Tainhanarede

Foto: ALEXANDER JOE / AFP PHOTO
Foto: ALEXANDER JOE / AFP PHOTO
VIAGEM AO FRIO

Expedição ao continente antártico busca realizar façanha inédita
 
Seis exploradores atravessarão 4 mil quilômetros de gelo em seis meses durante o inverno da região mais fria do mundo
 
Numa aventura classificada como um dos últimos desafios da exploração antártica, um grupo encabeçado pelo aventureiro britânico Ranulph Fiennes, zarpou na segunda-feira da Cidade do Cabo com destino à Antártica.

A expedição de seis integrantes pretende usar esquis para atravessar o continente gelado em pleno inverno no Hemisfério Sul, da Crown Bay, no leste da Antártica, a McMurdo Sound, no oeste, percorrendo uma distância de 4 mil quilômetros em seis meses.

O grupo, que viaja a bordo do navio de exploração antártica do governo sul-africano SA Agulhas, rejeita qualquer tipo de ajuda e até mesmo a possibilidade de ser resgatado. Batizada como A Viagem Mais Fria, a expedição terá início em março, a uma altitude de 3 mil metros, num período em que as temperaturas alcançam mínimas de 90 graus abaixo de zero, com sensações térmicas de até 120 graus negativos em razão dos ventos. A meta é percorrer 35 quilômetros por dia na escuridão do inverno polar para chegar ao ponto final, McMurdo Sound, em setembro. A empreitada de Fiennes e seus companheiros é a primeira tentativa de cruzar a Antártica no inverno.

— Fazemos expedições há 40 anos e batemos muitos recordes no mundo. Na Antártica, já quebramos dois, em 1979 e em 1992, mas foram durante o verão. Ninguém nunca fez viagens no inverno. Partimos em direção ao desconhecido — disse Fiennes.

Uma vez iniciada a aventura, o grupo não terá a possibilidade de ser socorrido, uma vez que, durante oito meses, os navios não navegam no continente gelado.

— Vamos levar mantimentos suficientes para um ano e teremos ainda um médico na nossa equipe. Utilizaremos todos os dispositivos conhecidos de calefação e novos aparelhos respiratórios — ressaltou Fiennes.

Aos 65 anos, o aventureiro escalou o Monte Everest, no Himalaia, e é considerado pelo Livro Guinness dos Recordes o "maior explorador vivo". A caravana tem um objetivo humanitário: arrecadar US$ 10 milhões (cerca de R$ 20 milhões) que serão doados à organização britânica Seeing Is Believing (Ver É Acreditar) para ajudar cegos.



Temperaturas de 70°C negativos

Nem tudo é otimismo entre os tripulantes. Um deles, Anton Bowring, admitiu em seu blog que há "apreensão" entre os aventureiros: "Será extraordinário se nada de ruim acontecer durante a escalada ao longo de 4 mil quilômetros de gelo a temperaturas de 70 graus negativos e escuridão perpétua onde geleiras podem engolir um guindaste de 25 toneladas no piscar de um olho congelado". Numa reportagem sobre a expedição intitulada "Convenhamos, Sir Ranulph Fiennes, É Hora de Pendurar suas Botas de Neve", o jornal The Daily Telegraph, da Grã-Bretanha, pergunta com bom humor: "Sir Ranulph Fiennes nunca se enfiou na cama com um bom livro?"

(Da Agência France Press)

Dois toques

pesca-liberada

Pesca liberada

Pescadores são liberados a começar ...
Mergulhe fundo...
a-vez-do-berbigao

BERBIGÃO

HORA E VEZ DO BERBIGÃOpor Fernanda ...
Mergulhe fundo...
ostras-e-mariscos

Ostras e mariscos

Por presença de toxina, governo ...
Mergulhe fundo...
em-laguna

Em Laguna

Hoje, dia 07/08/14 ás 7h e 16m, ...
Mergulhe fundo...

Tem a ver...

Foto Carlos Ohara / Especial para Terra

POVOS DO MAR

 'Vila Fantasma' no PR corre ...
Mergulhe fundo...
Foto Fernando Alexandre

RÁDIO DO MAR

Rádio Costeira de Itajaí ...
Mergulhe fundo...
Foto do Arquivo - Tainha na Rede

BALEIAS, BLUES & GUARAPUVUS

"Depois do tempo da Tainha. ...
Mergulhe fundo...
Foto video

Faróis que resistem!

Este vídeo mostra a fúria ...
Mergulhe fundo...
Esta obra tem apoio da FUNARTE - Fundação Nacional de Artes